25.9.06

Livro


O professor e pesquisador Venício A. de Lima lançou seu novo livro "Mídia: crise política e poder no Brasil " (Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2006). O livro traz uma visão geral da mídia brasileira, suas deformações históricas, sua concentração, seu papel no processo político e a crise que está levando à sua internacionalização. Aborda a relação entre mídia e política, onde analisa a cobertura da crise política, recheado de casos gerais de omissão, saliências e distorções e exemplos de coberturas específicas de veículos como Veja, Época, Jornal Nacional, O Globo e Folha de S.Paulo. O livro trata ainda da concentração da mídia brasileira e discute provocativamente a velha questão sobre qual dos dois veículos é mais importante para a formação da opinião pública no Brasil: o jornal ou a TV. Pela contundência dos debates do professor nessa área, é chover no molhado dizer que a publicação é leitura obrigatória para pesquisadores e estudantes que trabalham com o tema comunicação-política.

2 Comments:

Blogger [jb] jotabê said...

O trabalho do professor Venício Lima encerra uma necessidade premente. É um trabalho de formiguinha, que corre a periferia da grande mídia que ignora os fatos sobre si mesma. O que falta então é um debate mais global, mais aberto, mais pragmático, mais coerente para acabar com o problema da concentração e internacionalização dos meios. Lima é voz de singular contribuição nesse sentido.

[jb]

7:36 PM  
Blogger Professora Luciane Dusi said...

O poder da mídia é maior numa sociedade em declínio, com estruturas familiares, institucionais e políticas corrompidas ou enfraquecidas. Sou uma engenheira sanitarista sensível ao poder da palavra. Comprarei o livro. Professor, poderia me corresponder com o senhor para trocarmos algumas opiniões sobre o jornalismo ambiental?

9:46 AM  

Postar um comentário

<< Home